sexta-feira, 21 de março de 2008

Conforto Térmico

Núcleo Gerador: Ambiente e Sustentabilidade

Domínio de Referência - DR1 - Contexto Privado

Tema: Consumo e Eficiência Energética

Cometência: "Promover a preservação da qualidade ambiental através de práticas quotidianas que envolvam preocupações com o consumo e eficiência energética."

Ficha exemplo de critério de evidência STC5, página 108 do Referencial de Competências-Chave para a Educação e Formação de Adultos, Nível Secundário - Guia de Operacionalização

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Sociedade
Tipo I – Identificar diferentes modos de conforto térmico (vestuário, braseira, lareira, aquecedor eléctrico, aquecimento central, ar condicionado, etc.) no contexto privado de acordo com as classes sociais de pertença ou contextos sociais (urbano/rural).
Tipo II – Aplicar a contextos sociais diferentes um determinado modo de conforto térmico, por exemplo, em função das profissões/rendimentos dos indivíduos.
Tipo III – Explorar as relações sociais existentes entre pertenças sociais, estilos de vida e diferentes modos de conforto térmico no contexto privado (por exemplo, com recurso a modos de poupança energética em função das qualificações dos indivíduos), numa perspectiva da melhoria do bem estar individual e da qualidade de vida.


Tecnologia
Tipo I – Identificar várias técnicas de isolamento, aquecimento e arrefecimento de uma habitação.
Tipo II – Recolher informação técnica de rendimentos de equipamentos diversos e condutibilidades térmicas de várias superfícies existentes numa habitação, comparando e discutindo as várias soluções.
Tipo III – Explorar situações de perdas de calor ou de utilização de meios de suporte de aquecimento numa habitação (por exemplo, equacionando e calculando as perdas de calor através de uma parede ou uma janela com diferentes características físicas, ou o rendimento de máquinas térmicas simples, etc.).


Ciência
Tipo I – Identificar situações que envolvem diferentes formas de transmissão de calor.
Tipo II – Compreender as características principais da condução, da convecção e da radiação.
Tipo III – Explorar o efeito da radiação térmica do sol na terra (por exemplo, calculando a temperatura média de equilíbrio à superfície da terra, discutindo o seu papel na existência de vida na terra).

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Conforto Térmico:

O homem é um animal homeotérmico, de sangue quente que, para sobreviver, necessita de manter a temperatura interna do corpo (cérebro, coração e órgãos do abdómen) dentro de limites muito estreitos, a uma temperatura constante de 37 ºC, obrigando a uma procura constante de equilíbrio térmico entre o homem e o meio envolvente que tem influência nessa temperatura interna, podendo um pequeno desvio em relação a este valor indiciar a morte.

Quando existe a percepção psicológica desse equilíbrio, pode-se falar de conforto térmico, que é definido pela ISO 7730 como:

um estado de espírito que expressa satisfação com o ambiente que envolve uma pessoa (nem quente nem frio).

3 comentários:

José Carlos disse...

Deve escrever-se HOMEOTÉRMICO.
O rigor ajuda bastante a credibilizar estes EFAs Secundário.
Bom trabalho.

alfredo garcia disse...

Obrigado pela sua preocupação com a "credibilização" dos EFAs.
No caso de ter disponibilidade agradeço-lhe um trabalho de revisão dos textos deste blog.
Aproveito também para sugerir a sua colaboração enviando-me o trabalho que tem desenvolvido no âmbito dos EFAs, pois terei muito prazer em publicar, neste blog, os materiais que tem produzido...
Muito obrigado!

alexandraa disse...

Aplica os diferentes confortos térmicos em função da profissão/rendimento dos indivíduos. Ex: braseira ligada a um contexto socioeconómico mais baixo…
Explora as relações entre formas de conforto térmico, poupança energética e estilos de vida. Ex: Opção pela instalação de placas solares.

Boa noite preciso de ajuda para um trabalho sobre estas duas questões.

Tratamento dos resíduos...

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