O que deve saber, sumariamente, quem se inicia na leccionação de um curso EFA Secundário, em particular, na Área de Competência-Chave, Sociedade, Tecnologia e Ciência:
.
1 - Conhecer o "Desenho Referencial de Competências-Chave para a educação e formação de adultos - Nível Secundário (página 24 do RCC-Referencial de Competências-Chave para a Educação e Formação de Adultos Nível Secundário),
.
2 - Conhecer as 3 Áreas de Competências-Chave:
- Cidadania e Profissionalidade,
- Cultura. Língua e Comunicação,
- Sociedade, Tecnologia e Ciência. esas - importante!
3 - Elementos comuns e transversais às Áreas do Referencial (página 25 do RCC):
.
3.1 - Dimensões das competências,
3.2 - Núcleos geradores,
3.3 - Domínios de Referência para a acção:
- DDR 1 - Contexto Privado,
- DDR 2 - Contexto Profissional,
- DDR 3 - Contexto Institucional,
- DDR 4 - Contexto Macro-Estrutural,
3.4 - Temas,
.
3.5 - Unidades de Competência e Critérios de Evidência - página 39 e seguintes, fichas-exemplo das páginas 54 a 61, todas do RCC)
.
Relativamente à Área de Competência-Chave, Sociedade, Tecnologia e Ciência, pode consultar a ficha síntese, relativa a:
Núcleos geradores,
Domínios de referência para a acção (DDR),
Temas,
Competências e
Critérios de evidência
.
4 - Elementos de Complexidade:
- Tipo I... - Identificação
- Tipo II.. - Compreensão
- Tipo III. - Intervenção
- Nota: estes elementos de complexidade estão bem evidenciados, no caso da Área de Competência-Chave Sociedade, Tecnologia e Ciência, nas Fichas-Exemplo de Critérios de Evidência - páginas 101 e seguintes do RCC - Guia de Operacionalização
5 - Tabela Síntese da estrutura de elementos conceptuais das 3 Áreas de Competências-Chave, página 26 RCC,
.
6 - Perfil de Competências. página 27 RCC,
.
7 - Áreas de Competência-Chave, página 33
.
8 - Quadro integrador dos núcleos geradores e domínios de referência - 32 temas, página 38 RCC
.
*******
SOCIEDADE, TECNOLOGIA E CIÊNCIA - página 49 e seguintes do RCC....