quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Sistema de Créditos - Validação de Competências

Dúvidas:

1 - A que equivale um crédito?
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2 - Quantos créditos pode obter o formando, candidato à Certificação?
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3 - Quantos créditos são necessários para obter a Certificação?
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4 - Quais as condições para o Júri certificar um crédito?
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5 - Obtenção de um Crédito - Exemplo prático.
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1. R: Um crédito equivale a cerca de 12 horas de trabalho "dedicadas ao reconhecimento e validação de uma competência. Corresponde à produção de evidências num determinado tema.
página 59 do Guia de Operacionalização - RCC-Referencial de Competências-Chave para a Educação e Formação de Adultos Nível Secundário.
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2. R: O formando, candidato à certificação, pode obter um total de 88 créditos, distribuídos pelas três Áreas de Competência-Chave (CP-Cidadania e Profissionalidade; STC-Sociedade Tecnologia e Ciência; CLC-Cultura, Língua e Comunicação), do seguinte modo:
CP - 8 UC-Unidades de Competência X 4 Organizadores - DRA-Domínios de Referência para a Acção ( 1 - Contexto Privado; 2 - Contexto Profissional; 3 - Contexto Institucional; 4 - Contexto macro-estrutural) = 32
STC - 7 UC X 4 DRA = 28
CLC - 7 UC X 4 DRA = 28

3 R: No conjunto das três Áreas de Competência-Chave (CP, STC e CLC), o formando, candidato à certificação, deve obter um mínimo de 44 Créditos, distribuídos da forma seguinte:
16 Créditos em CP
14 Créditos em STC
14 Créditos em CLC.

4 R: Para obter um Crédito, o adulto deve evidenciar uma competência, entendida como um todo, em que o candidato demonstra capacidades de acordo com os seguintes elementos de complexidade:
I - Identificação e Precisão;
II - Compreensão, Transformação e Transposição;
III - Intervenção, Inovação e Autonomia.
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5 R: Neste ponto fica sem efeito o que ia procurar esclarecer, porque tive acesso às "Orientações para a Operacionalização do Sistema de Créditos", da ANQ, com data de "Janeiro 2008".
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Nota: No essencial, a minha publicação está de acordo com o que consta neste documento.

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