sábado, 27 de setembro de 2008

Encontros de Professores/Formadores dos EFAs - Conclusões.

Nos dias 8 e 24 de Setembro de 2008, realizaram-se dois encontros de Professores/Formadores dos EFAs, na Escola Secundária Seomara da Costa Primo.

Os principais objectivos dos encontros eram:
  • Prestar informações práticas para a gestão da actividade docente,
  • Reflectir sobre uma proposta de abordagem integrada e interdisciplinar das Áreas de competência-Chave,
  • Reflectir sobre outras perspectivas de abordagem das Áreas de Competência-Chave (propostas pelos colegas),
  • Apresentar o trabalho desenvolvido no levantamento dos conceitos explícitos (ou implícitos) nas Fichas-Exemplo (Trabalho desenvolvido com o colega Hugo Pedrosa Marques),
  • Divulgar o banco de conceitos - Quadro Conceptual dos Cursos de Educação e Formação de Adultos, Nível Secundário - Na Plataforma moodle da Escola Secundária de Seomara da Costa Primo,
  • Informar os participantes no encontro sobre a utilização da plataforma moodle pelos Professores/Formadores dos EFAs,
  • Partilhar experiências.

CONCLUSÕES dos ENCONTROS.

  1. Os Professores/Formadores não tiveram qualquer formação específica, teórica ou prática, para leccionar nos EFAs, além da formação académica e profissional que os habilita para a docência.
  2. Deverá(ia) haver formação para esta nova realidade dos EFAs.
  3. É Muito importante que os Professores/Formadores disponham de tempo suficiente para pesquisas, "concepção e produção de materiais técnico-pedagógicos e instrumentos de avaliação necessários ao desenvolvimento do processo formativo..." - cfr. al. d) do artº 23º da Portaria230/2008, de 7 de Março.
  4. É necessário que as Escolas se preparem para a realidade dos EFAs, nomeadamente criando centros de recursos,
  5. As Bibliotecas Escolares, ou os Centros de Recursos, deverão ter disponíveis para os formandos e Professores/Formadores, por exemplo, Dicionários técnicos e Enciclopédias, Revistas temáticas relacionadas com as Áreas de Competência-Chave e Núcleos Geradores, Manuais de instruções e Garantias de electrodomésticos e outros equipamentos...
  6. Encontros como os que se realizaram são muito úteis e importantes para a partilha de experiências...

Brevemente organizarei uma/s sessão/ões de formação com os professores/formadores que participaram nos encontros de 8 e 24 e Setembro e que não tenham experiência de trabalho na plataforma moodle.
Pedi a colaboração do Conselho Executivo da Escola para a realização dessa sessão, ou sessões de trabalho, uma vez que, provavelmente, só serão possíveis aos Sábados e, habitualmente, a Escola está fechada.

Por último:

Quero agradecer todo o apoio que me tem sido prestado pelo Conselho Executivo da Escola, em particular ao Dr. Rui Fontinha.

Quero agradecer ainda ao Dr. Nuno Correia, Coordenador da Equipa de Apoio às Escolas dos Conselhos de Amadora/Oeiras, e a toda a equipa, o apoio, e a disponibilidade que têm demonstrado.

Quero agradecer ainda a simpatia da generalidade dos colegas, alguns vindos de zonas distantes, e sacrifícando os seus tempos livres, participaram nos encontros de forma construtiva e mostraram toda a disponibilidade para o trabalho em equipa, para a colaboração e partilha.

O esforço e dedicação de todos certamente dará os frutos que desejamos.

Obrigado a todos!

Alfredo Garcia


sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Cidadania e Profissionalidade

Aos colegas que são Formadores na Área de Competência-Chave "Cidadania e Profissionalidade" é certamente útil acederem a "ProjectosPiaf" de Gilda Pires Costa e Hugo Pedrosa Marques (HPM).
Podem consultar a googlepages de projectospiaf na barra lateral do blog, no separador "Cidadania e Profissionalidade".
Em projectospiaf, os colegas que tenham Área de Integração e Mediação EFA Básico, também encontrarão material com interesse.

Tratamento dos resíduos...

Novas Oportunidades

Novas Oportunidades
Escola Secundária Seomara da Costa Primo

Novas Oportunidades

EFA Secundário

RVCC Secundário

RVCC Secundário II

Reconhecimento de Competências

Projecto EFA

Perfil do Adulto para RVCC

Blogs em Educação